quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Universidade. E agora?



Como podem ver no meu perfil sou estudante universitária.
Estudo no segundo ano, mas confesso que quando estava prestes a entrar para a universidade o meu coração não parava de saltar, apesar de ter ficado na minha cidade de origem.
Bem, se eu que estava na minha cidade tinha o coração aos pulos porque não sabia o que podia esperar imagino como estava o coração daqueles que tinham saído de casa rumo a uma cidade nova, para estudar e sem conhecer ninguém.

Pois bem, para que vai para a universidade pela primeira vez aqui ficam alguns conselhos que vos podem ajudar a superar os primeiros tempos de forma fantástica.


No primeiro dia prepara-te porque vais ser praxada, à pois é.
Neste dia não há como fugir.
Vais começar por ouvir os doutores a falar um pouco sobre o curso, depois perguntam se querem ser praxados, se podem ser praxados pelo sexo oposto, entre outras coisas.
Depois é: Olhos no chão CALOIROS, nós somos os DOUTORES e é por esse nome que nos vão chamar, nada de falarem sem autorização, façam tudo o que mandar-mos ou serão castigados e NINGUÉM SE RIR.

Conselho: Mesmo que não aches piada à praxe, experimenta no primeiro dia, não custa experimentar, eu experimentei mas devido a minha vida pessoal não consegui estar presente e por isso acabei por não fazer.
Nunca te esqueças que podem desitir a qualquer momento.

Tem cuidado com o que dizes dos doutores aos teus colegas porque alguns podem ser caloiros infiltrados, ou seja, já são doutores só estão lá para vos "lixarem".

Neste dia leva a roupa mais confortável que tiveres, sapatinhas e nsda novo.

Na faculdade as aulas não são muito muitos diferentes do que estás habituada.
Leva contigo um caderno para apontar tudo o que conseguires, não te esqueças que até na frase menos insignificante pode estar algo muito importante por isso tem muita atenção nas aulas.
Há sempre aqueles alunos que não querem saber e que não apontam nada, eu era assim no secundário e depois na faculdade tive que mudar de estratégia senão estava lixada.

Faz as perguntas que quiseres, o professor está sempre disponível para te ajudar, mesmo depois da aula e tem atenção ao site da faculdade porque lá há muito material para te ajudar durante os estudos.

Fala com os alunos do 2º ano porque eles tem apontamentos, resumos e exames dos anos anteriores que te vão ajudar bastante.


Eu uso imenso a biblioteca, não a da universidade, esta tem sempre os livros reservados, emprestados, etc ou então temos de ir para uma sala onde não podemos comer, beber ou falar para os consultarmos.
Por isso decidi fazer o cartão da biblioteca municipal, onde posso ir buscar os livros que quiser, ou consultar lá pelo tempo que quiser, com quem quiser, e ainda posso lá estudar.

Vais precisar de livros muito caros, por isso aconselho (à margem da lei) a fotocopiar os livros parcialmente porque se os comprares novos ou mesmo usados vais gastar imenso dinheiro.


As saídas à noite vão ser uma grande tentação principalmente se estudares em Coimbra, em Lisboa ou no Porto.
Escolhe um dia da semana para saíres, eu aconselho a 5ª feira ou o sábado se ficares na cidade durante o fim de semana, são as melhores noites e as mais divertidas.
Levam uma quantidade de dinheiro única, entre 15 a 25 euros e não gastes mais que isso, porque depois falta para outras coisas, poupa o dinheiro para a latada e para a queima.


0 comentários: